Home CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão de assessoramento, responsável pela condução do processo de avaliação institucional, conforme disposto no artigo 11 da Lei nº 10.861, de 14/04/2004, Portaria MEC Nº 2.051 de 09/07/2004 e Decreto Nº 5.773, de 09/05/2006).

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), deverá primar pelo desenvolvimento de um processo avaliativo que identifique os pontos fortes e os pontos a serem melhorados na IES. Nessa perspectiva a autoavaliação institucional permitirá que a instituição obtenha dados advindos de toda a comunidade acadêmica que conduzam a tomadas de decisão que garantam o contínuo melhoramento dos serviços ofertados. Anualmente, a CPA promoverá a avaliação da metodologia utilizada, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de autoavaliação, como instrumento de planejamento e gestão acadêmico-administrativo e atendimento às normas de avaliação da educação superior, aprovadas pelo poder público.

Como é formada a CPA?

Em sua composição a Comissão Própria de Avaliação (CPA) contará com a participação de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, isto é, professores, alunos e técnicos-administrativos, e com representantes da sociedade civil organizada, estando vedada a existência de maioria absoluta por parte de qualquer um dos segmentos representados.

O que a CPA avalia?

O que a CPA avalia?

A CPA tem por objetivo avaliar a Escola de Ensino Superior Fipe de forma autônoma, apresentando seu Relatório Anual de Avaliação Institucional para o dirigente institucional, possibilitando o aperfeiçoamento de seus processos internos no que diz respeito às dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior:

1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional

2. Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

3. Responsabilidade Social

4. Comunicação com a Sociedade

5. Políticas de Pessoal

6. Organização e Gestão da Instituição

7. Infraestrutura Física

8. Planejamento e Avaliação

9. Políticas de Atendimento ao Estudante

10. Sustentabilidade Financeira